Equipamentos para montar uma web rádio
07/04/2019 23:51 em Notícias Locais

As rádios dependem exclusivamente do áudio para transmitirem a sua mensagem. Se por algum motivo o ouvinte não conseguir compreender o que está sendo transmitido ou algo o incomodar,  não há mais nada que o faça acompanhar o seu conteúdo. E é por isso que é tão importante saber investir nos equipamentos e serviços certos na hora de montar a sua rádio. São eles quem ditarão a qualidade técnica da sua transmissão.

O rádio nos acompanha durante momentos importantes ou corriqueiros do nosso dia a dia. Muitas vezes ele fica em segundo plano, apenas dando um toque como a trilha sonora de fundo, sem nos darmos conta de todo o trabalho envolvido para que a mensagem transmitida pela estação chegue até os ouvintes.

Para criar uma rádio online não são necessários tantos equipamentos quanto seriam necessários para montar uma rádio tradicional. O que importa é saber investir nos equipamentos certos para ter uma estrutura apropriada. Você quer saber os investimentos necessários para ter uma web rádio? Então acompanhe o nosso post!

Equipamentos para criar uma web rádio:

• Computador ou notebook

Pode ser um computador de mesa (desktop) ou laptop, o importante é que a máquina tenha um bom desempenho. Computadores lentos e que travam podem ser uma roubada, pois eventualmente vão deixar você na mão e atrapalhar sua transmissão. Isto não quer dizer que você precisa de uma máquina de última geração! Um computadorp referencialmente com sistema operacional Windows, com pelo menos 2GB de RAM já são suficientes para manter uma rádio online. Como você pode notar, não são máquinas de grande potência, jáque o fator principal para transmissão é a internet.

• Conexão com a internet

Como já informado anteriormente, a conexão com a internet é o elemento principal para que sua rádio funcione a todo vapor! Uma conexão estável é mais importante do que uma conexão extremamente rápida. Uma conexão com pelo menos 300kbps de UPLOAD é recomendado para que suas transmissões AO VIVO não sofram com travamentos. A taxa de UPLOAD é importante porque ela mede a velocidade com que a sua internet envia os dados para as pessoas. Como você irá enviar o áudio para a internet, esta é a característica mais importante da sua conexão. Tenha cuidado especial para contratar a empresa do seu provedor de internet, uma vez que essa é uma parte fundamental para que você consiga realizar com êxito a missão de colocar sua rádio no ar.

• Microfone

Se a programação da sua rádio for apenas de conteúdos que não precisem locução e utilizam apenas vinhetas prontas e AutoDJ, o uso de microfone é dispensável. Mas se na sua programação existem programas que dependem de locução, como entrevistas, interação com os ouvintes, e até mesmo programas que façam uso de monólogos, como pregações e divulgação de notícias por exemplo, o microfone é uma peça essencial.
Um microfone apropriado é crucial para ter uma boa qualidade técnica, e tenha certeza de que isso faz toda diferença para quem está na escuta! Som baixo, com ruídos e barulhos do
ambiente, áudio cortados e com falhas, entre outras coisas irritam quem está ouvindo rádio. Portanto o microfone garante que o som seja limpo e que o público escute com clareza o que o locutor diz. Existem ótimas opções com preço relativamente baixo disponíveis no mercado, então há como se conseguir um excelente resultado técnico gastando pouco.

– Os melhores microfones para estúdios de rádios – Parte 1 | Parte 2 | Parte 3

• Fones de ouvido

O uso de fones de ouvido funciona como um retorno para que o radialista escute o áudio do programa que está sendo transmitido. Usar fones de ouvido é a melhor maneira de controlar volume da locução, da música e vinhetas. Assim é mais fácil monitorar e fazer a mixagem adequada. Não é necessário que sejam fones caríssimos para ter boa qualidade, modelos mais simples que apresentem bom desempenho já são o suficiente. Se você realiza a transmissão exclusivamente de conteúdos gravados, o fone de ouvido pode ser substituído por uma caixa de som, mas nós não recomendamos que isto seja feito. Uma boa caixa de som custa muitas vezes mais do que um bom fone de ouvido, sem contar que as caixas de som ainda poderão gerar microfonias indesejáveis na sua transmissão.

– Os melhores fones de ouvido para estúdios de rádios – Parte 1 | Parte 2

• Mesa de som

A mesa de som é um equipamento opcional, mas que se utilizada com sabedoria irá expandir as possibilidades da sua web rádio. Nela você conseguirá conectar microfones, entradas de som e até instrumentos musicais. Dependendo do microfone, uma mesa de som é imprescindível. Microfones condensadores analógicos, os famosos “microfones de rádio”, requerem uma conexão com Phantom Power (+48v), e isto é normalmente fornecido apenas por uma mesa de som ou interface de áudio. Como este é um equipamento um pouco mais complexo, estude muito antes de adquirir uma mesa de som. Se possível, solicite os serviços de um técnico especializado para que ele faça as configurações e lhe auxilie na utilização.

– As melhores mesas de som para estúdios de web rádios

• Software de transmissão

Existem diversas opções de software de transmissão disponíveis no mercado, tanto pagas quanto gratuitas. Nós recomendamos o uso do OddCast v3 ou do Butt, que são duas ótimas opções sem custo. Das opções pagas, podemos citar o SimpleCast, OptiCodec e SamCast, por exemplo.

Os softwares de transmissão podem ser divididos em duas categorias: Os que fazem apenas a transmissão do áudio, e os que possuem também a opção de automação de áudio. Optar por um ou outro tipo será uma escolha pessoal. A vantagem dos programas que fazem apenas a transmissão (OddCast, Butt, Simplecast, etc) é que eles são normalmente mais leves, e permitem ao radialista escolher o programa de automação de sua preferência. Uma combinação muito comum é o uso do OddCast v3 + ZaraRadio, por exemplo.

Já o uso de programas que fazem a transmissão e a automação é justificado pela praticidade, visto que muitas vezes estes programas não requerem mais nada para funcionarem. Entretanto, estes programas mais completos são normalmente pagos, o que encarece o custo de manter uma rádio online. Opções muito utilizadas são o RadioBoss e o SamBroadcaster. Uma nova opção que vem sendo utilizada é o Mixxx, que é gratuito e funciona muito bem, embora seja um pouco complexo e tenha uma curva de aprendizado um pouco alta.

COMENTÁRIOS